Jornada Cultural na Ung apresenta “O Outro”

 A peça mistura teatro com dança

uma é a emoção, a outra o instinto e, o homem a razão.

As mulheres: uma é a emoção, a outra o instinto e o homem é a razão.

 

por BRUNO CARVALHO

 

A apresentação acontecerá na próxima sexta-feira (10/10), às 21h, na Universidade Guarulhos, localizada na Praça Tereza Cristina, nº 1, Centro de Guarulhos. É gratuita e aberta ao público em geral. “O Outro” é a primeira peça da Cia. Metamorfoses, que pesquisa acerca da psicologia humana e os movimentos da arte.

O Cotidiano Guarulhense entrevistou Fabiana Ruiz, que escreveu, dirige e também é atriz da peça.

 

Cotidiano Guarulhense – “O Outro” é primeira peça do Cia.?

Fabiana RuizEste é o 1º espetáculo da Cia. Tudo começou quando recebi um convite da Mariana (atriz da cia.) para montarmos uma Cia.

 

Cotidiano Guarulhense – Como foi feita a pesquisa para elaborar o texto da peça?

Fabiana Ruiz A Mariana Tatos tinha acabado de estudar sobre o movimento surrealista e estava cheia de idéias. O surrealismo retrata o subconsciente e os sonhos, por isso, como fonte de pesquisa para o texto usamos: Freud e filmes como: “Janela Secreta” e “Amigo Oculto”.

 

Cotidiano Guarulhense – Como foi montado o texto?

Fabiana Ruiz Para escrever o texto eu me inspirei nas experiências pessoais tanto minhas, quanto da Mariana. O texto inicial era sobre uma mulher que se apaixonava por um homem, porém, havia uma segunda mulher que criava situações para impedir o romance. Ao final do espetáculo seria desvendado que a segunda mulher na verdade era também a primeira, ou seja, era seu subconsciente. Pedi para alguns psicólogos lerem o texto e chegamos todos a mesma conclusão: os três personagens formavam um “todo”. O que eu quero dizer é que cada personagem possui uma característica muito específica: a segunda mulher é mais instinto, a primeira mulher é mais emoção e o homem é mais razão. O que Freud chamaria de id, ego e superego. A partir deste momento foram feitas algumas adaptações. Depois para a montagem entraram os demais integrantes. Cada um trouxe suas referências e experiências e o espetáculo se transformou. Ele é todo coreografado e é tão complexo quanto um ser humano pode ser.

 

Cotidiano Guarulhense – Qual a dificuldade de misturar dança com teatro?

Fabiana RuizA peça já foi escrita pensando em criar cenas que fossem coreografadas. A idéia de utilizar corpo e movimento sempre esteve presente. Nós fomos gostando cada vez mais dos resultados e as cenas foram crescendo. Enfim, acho que a dificuldade de se misturar dança com teatro é o tempo. As cenas se tornam mais demoradas de serem criadas e por serem mais ricas em detalhes exigem mais tempo para alcançarmos uma sincronia de movimentos.

 

Cotidiano Guarulhense – Aquelas coreografias da peça foram inspiradas nos movimentos de algum animal? “Eu (Bruno Carvalho) imaginei, em alguns momentos, que os movimentos eram do caranguejo”.

Fabiana RuizNós não nos inspiramos em nenhum animal. Buscamos criar relações entre a peça e situações vividas por nós e resignificá-los através do corpo.

 

Cotidiano Guarulhense – Qual a proposta que o texto tenta passar?

Fabiana RuizA proposta vai ao encontro do conceito, que a arte contemporânea nos traz, de que “arte é uma experiência mental”. Não simplesmente assistir de forma passiva, envolvendo e se emocionando, mas levar a platéia a um exercício mental, para questionar e decifrar o espetáculo, que só se concretiza a partir da significação individual de cada expectador, partindo de seu cotidiano e referências passadas.

 

Cotidiano Guarulhense – Vocês recebem algum tipo de patrocínio?

Fabiana RuizNão estamos recebendo nenhum tipo de patrocínio.

 

Ficha técnica da peça:

ELENCO: Fabiana Ruiz, Mariana Tatos, Riano Marques e Jonatas Carvalho.

TEXTO/DIREÇÃO: Fabiana Ruiz

ASSIST. DIREÇÃO: Riano Marques

FIGURINOS E ADEREÇOS: Riano Marques

CENOGRAFIA: A Cia

SONOPLASTIA: A Cia

ILUMINAÇÃO: Felipe Araújo

OPERADOR DE LUZ: Felipe Araújo

OPERADO DE SOM: Thatiany Macedo

PERCUSSÃO: Maicon Nascimento

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: