Agenda cultural de Guarulhos

Toda quinta, sexta e sábado

 Feira de Artesanato

Rua Felício Marcondes – Centro

A Feira de Artesanato reúne expositores com um grande número de trabalhos artesanais elaborados em diversas técnicas. Na foto em destaque, peças de vestuário com estamparia realizada com aerógrafo, técnica de reprodução de imagens sobre tecido utilizando caneta própria para pintura e compressor de ar. Artesão: Joab Moura de Lima. ATENÇÃO: neste mês, excepcionalmente, a Feira funcionará até o dia 11 de julho, com reinauguração marcada para o dia 8 de agosto, a partir das 10h, com várias atrações. Das 9h às 17h, exceto feriados.

 Toda quinta

 Meditação Raja Yoga – Organização Internacional Brahma Kumaris

Teatro Nelson Rodrigues

Através da meditação Raja Yoga, aos poucos, começamos a trilhar um caminho suave e promissor para a criação de uma personalidade positiva e estável, livre de fraquezas e debilidades, que procura garantir processos existenciais mais saudáveis. Entrada franca. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 12h45 às 13h45.

 Toda sexta, sábado e domingo

 2º Arraiá da Ribeirão

Rua Ribeirão Preto – Cidade Soberana

Com barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilha, brincadeiras, sorteios

e shows de forró, entre outros, acontece o 2º Arraiá da Ribeirão. Mais informações pelo telefone 6619-5414. Realização: Equipe Kilokura e Jair Gomes. Entrada franca. Rua Ribeirão Preto, Cidade Soberana. 18h às 24h.

 Todo sábado

 Recanto dos Violeiros

Ponto de Cultura Jd. Jovaia/Cocaia

Projeto que tem por finalidade reunir violeiros e amantes da boa música sertaneja. Entrada franca. Rua São Tiago, 79, Jd. Jovaia, em frente à praça dos Aviadores. 19h.

 1° a 5

 Reflexos, de Ricardo Régis

Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael

Uma instalação criada pelo artista cearense Ricardo Régis propõe uma exposição em que as imagens dividem o espaço com espelhos e são multiplicadas de acordo com o local de onde se olha. O artista foi escolhido em 1º Lugar pelo Júri Popular que visitou o 8º Salão de Artes Visuais de Guarulhos, em 2008, na categoria fotografia. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão. Diariamente, das 8h às 17h, exceto feriados.

 1° a 12

 Irreversível, de Ivan Grillo

Centro Municipal de Educação Adamastor

Ivan Grilo classificou-se em 1º lugar pelo Júri Técnico no 8º Salão de Artes

Visuais de Guarulhos. Utiliza técnicas que incluem a gravura e a fotografia, criando instalações. Nesta mostra, traz obras inéditas, criadas especialmente para o espaço de exposições, tendência contemporânea conhecida como “site-especific”. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.

 1° a 15

 Entre, de Márcia Gadioli

Biblioteca Monteiro Lobato

Mais que um convite, a exposição inédita fala sobre um hiato no tempo, congelando instantes como só a fotografia consegue fazer. Em uma obra essencialmente urbana, Márcia capta a poesia nostálgica escondida em cenas prosaicas. Suas imagens remetem a outro tempo, buscando referências em nosso imaginário afetivo. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. De segunda a sexta, das 9h às 17h30, exceto feriados.

 1º a 3 / inscrições gratuitas

 Roda de Leitura

Biblioteca Monteiro Lobato

Em julho, o projeto Roda de Leitura abordará o clássico As Cidades e As

Serras, de Eça de Queiroz. As Rodas de Leitura acontecem duas vezes por mês com livros indicados para o vestibular da FUVEST, Unicamp, PUC-SP, e têm como objetivo encorajar a leitura das obras; bem como a discussão em grupo. Mediação: Lúcia Sasaki. Vagas: 25. Neste mês, a Roda de Leitura acontecerá nos dias 4 e 18, sábados, das 10h às 12h, no Espaço do Escritor da Biblioteca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Inscrições pessoalmente, das 9h às 17h30.

 1º a 14 / inscrições gratuitas

 Roda de Leitura: Conheça a Liga Extraordinária

Biblioteca Monteiro Lobato

A proposta é abrir um espaço para leitura e discussão de clássicos populares, utilizando como referência o filme As Aventuras da Liga Extraordinária. Neste mês, o livro abordado será As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain. Mediação: Lucia Sasaki. Vagas: 25. Os encontros serão nos dias 15 e 29, quartas-feiras, às 19h, no Espaço do Escritor da Biblioteca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Inscrições pessoalmente, das 9h às 17h30, exceto sábados e domingos.

 1° a 31

 Varal de Poesias

Biblioteca Monteiro Lobato

Poeta do mês: Vinícius Gonçalves de Andrade. Escritor guarulhense, membro fundador e coordenador do Grupo Olh’Arte, colaborador do caderno literário Catástrofe. Seus poemas também integram outras antologias como o livro Poetas na Biblioteca Mário de Andrade – Antologia de Novos Autores. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e sábado, das 9h às 13h30, exceto feriados.

 3 / sexta

 A História do Rei, do Príncipe, da Escrava e do Tirano / Grupo TAU – Teatro Amador Umadguar

Teatro Nelson Rodrigues

A história acontece na Idade Média. Um príncipe abandona o conforto de seu palácio por se apaixonar por uma simples escrava que mora nas ruas da periferia do seu reino. Com o consentimento de seu pai, deixa o palácio em busca do seu amor, tendo de enfrentar o senhor da escrava e sofrer as conseqüências de sua decisão. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro, meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 20h.

 4 / sábado

 Baile da Melhor Idade: Sensacional Festa Julina

Centro Municipal de Educação Adamastor

Considerada um dos principais patrimônios culturais do município, a Banda

Lira chega aos 101 anos de vida esbanjando alegria e muita vitalidade. Tudo isso poderá ser conferido na Grande Festa Julina que a Secretaria de Cultura promoverá neste dia. No repertório, “Cai, Cai, Balão”, “Pula Fogueira”, “Pedro, Antônio e João” e outras; além de composições de Ary Barroso, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, Noel Rosa, entre outros. Participe! Indicação: maiores de 18 anos. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 19h.

 Forró Fest – For All

Casa Brasil

Festa que contará com a apresentação da dupla maranhense “Gêmeas do

Forró”, além de convidados e barracas típicas das festas juninas/julinas.

Entrada franca. Estrada Mato das Cobras, s/nº, Jd. Ponte Alta. 19h.

 Cordel Para Todos

Casa dos Cordéis

Projeto criado por Bosco Maciel que tem por objetivo difundir a cultura do verso de cordel entre as várias comunidades espalhadas pela cidade. Nestes encontros são estudados folhetos clássicos de cordel como “Pavão Misterioso”, “João de Calais” e outros. Patrocínio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. Mais informações pelo telefone 2229-0580, das 13h às 19h, ou no http://www.boscomaciel.com.br. Entrada franca. Av. Torres Tibagy, 90, Gopoúva. 16h.

 Geografia em Debate

Biblioteca Monteiro Lobato

O próximo encontro traz como tema “Geografia Urbana” tendo como pauta problemas atuais das metrópoles globais, como trânsito, ocupação desordenada, produção de lixo entre outros problemas que estão no cotidiano das grandes cidades, sempre fazendo a relação com a realidade local, ou seja, Guarulhos. Coordenação: Lionel Fontanesi. Mais informações pelo telefone 2087-6900. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. 10h.

 Profissões nas Artes Cênicas

Centro Municipal de Educação Adamastor

Palestra com integrantes da Cisne Negro Cia. De Dança e professores de comunicação e marketing, sobre a profissionalização através da arte e áreas afins: dança, música, teatro, figurinos, coreografia, cenografia, artes gráficas, assessoria de imprensa, produção e marketing. Vagas: 150. Informações e inscrições pelo telefone 3813-4966 ou no http://www.cisnenegro.com.br. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 14h.

 Expressão Corporal

Centro Municipal de Educação Adamastor

Workshop com bailarinos e diretores da Cisne Negro Cia. De Dança, sobre a expressão corporal: as possibilidades, as dificuldades, as conquistas, a disciplina, o prazer, a linguagem do corpo no dia-a-dia das pessoas. Vagas: 50. Informações e inscrições pelo telefone 3813-4966 ou no http://www.cisnenegro.com.br. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 16h.

 Vem Dançar – Cisne Negro Cia. De Dança

Teatro Adamastor do Centro

O espetáculo é um dinâmico musical, didático, histórico e cultural, onde os bailarinos contam, cantam e dançam a história da dança através dos tempos, tendo como mestre de cerimônias o Rei Sol, Luiz XIV. Direção: Maria Ulda Françoso Bittencourt. Comédia: 60 minutos. Indicação: livre. Trocar um ingresso na bilheteria do teatro, por 1k de alimento não- perecível (exceto sal e açúcar). Mais informações pelo telefone 3813-4966 ou http://www.cisnenegro.com.br. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 20h30.

 4 e 5 / sábado e domingo

 As Aventuras dos Palhaços Tagarela e Léro-Léro – A Turminha do Trololó

Teatro Nelson Rodrigues

Conta as aventuras dos palhaços Tagarela e Léro-Léro dentro do circo das crianças, onde são perseguidos por Malvina Malvada que se aproveita da ausência do seu sócio Sr. Gentil, para fazer as suas maldades forçando Tagarela e Léro-Léro a irem embora, mas os dois são espertos, alegres e adoram o circo, e com a ajuda da criançada que a todo momento os palhaços interagem, conseguem descobrir as armações de Malvina Malvada. Direção: Claudiana Nascimento. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 16h.

 Projeto: Noites Palhaças – Espetáculo: E Se…

Teatro Padre Bento

A simplicidade de existir. A vida de um palhaço que nasce, depois de preso num espaço embrionário, para uma descoberta de um mundo misterioso e diferente. Espetáculo com várias esquetes, propondo um ambiente dinâmico, interativo e sutil, e ao mesmo tempo, reflexivo, isolado e grotesco, como o mundo do clown propõem. Espetáculo beneficente em prol do Grupo Doutores do Riso Curativo – Palhaçospital. Mais informações no http://www.risocurativo.com.br. Direção: Cleber Barbosa. Indicação: 12 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, meia hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e com filipeta). Rua Francisco Foot, 3, Gopoúva. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

 5 / domingo

 Tarzan – Escola de Dança Rita Camilo

Teatro Adamastor do Centro

Em formato de musical, o espetáculo conta a história de Tarzan, um bebê que foi criado por uma família de gorilas. O enredo é representado pelos alunos de balé clássico e sapateado da Cia. Direção geral: Rita Camilo. Dança: 50 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Mais informações pelo telefone 2414-3318. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 16h.

 (Des)Construção / Entre Quatro Paredes – Grupo Experimental de DançaContemporânea / Cia. De Dança Rita Camilo

Teatro Adamastor do Centro

 (Des)Construção, com coreografia de Renata Baima, é um espetáculo que parte da desestruturação para construir uma nova identidade corporal cênica. Já o espetáculo Entre Quatro Paredes, com coreografia de Vanderlei Silva, traz histórias reais emocionantes e uma rica trilha sonora, onde os bailarinos dançam a vida, situações, emoções e fatos que acontecem no dia-a-dia do ser humano. Direção geral: Rita Camilo. Dança: 65 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Mais informações pelo telefone 2414-3318. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 19h.

 Fonte: Secretaria da Cultura de Guarulhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: