Agenda cultural de Guarulhos

Agenda de Agosto

Parceria entre o SESC/SP e a prefeitura traz teatro de rua

Toda quinta, sexta e sábado

 Feira de Artesanato

Rua Felício Marcondes – Centro

A Feira de Artesanato reúne neste local, semanalmente, artesãos expositores com suas peças utilitárias e decorativas, confeccionadas à mão em diversas técnicas. Em fase de reinauguração, apresenta seus novos participantes e produtos, além das barracas personalizadas. ATENÇÃO: reinauguração dia 8, sábado, a partir das 9h, com várias atrações. Das 9h às 17h, exceto feriados.

 Toda quinta

 Meditação Raja Yoga – Organização Internacional Brahma Kumaris

Teatro Nelson Rodrigues

Através da meditação Raja Yoga, aos poucos começamos a trilhar um caminho suave e promissor para a criação de uma personalidade positiva e estável, livre de fraquezas e debilidades, que procura garantir processos existenciais mais saudáveis. Entrada franca. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 12h45 às 13h45.

 Todo sábado

 Recanto dos Violeiros

Ponto de Cultura Jd. Jovaia/Cocaia

Projeto que tem por finalidade reunir violeiros e amantes da boa música sertaneja. Entrada franca. R. São Tiago, 79, Jd. Jovaia, em frente à Pça. dos Aviadores. 19h.

 3 a 8

 Feira de Artesanato Especial: Semana dos Pais

Rua Felício Marcondes – Centro

No mês do Dia dos Pais, a já tradicional Feira de Artesanato volta toda repaginada, ou seja, com novos produtos, novas barracas e novos artesãos demonstrando toda sua criatividade e habilidade. Macramé, joalheria, marchetaria, bordado, renda, crochê, decoupage, biscuit, patchwork, pirogravura e origami, são algumas das 40 técnicas que os visitantes encontrarão na Feira. ATENÇÃO: dia 8, sábado, a partir das 9h, a Feira será reinaugurada com várias atrações. Das 9h às 17h, exceto feriados.

 1º a 11

 3.8, de Alexandre Vilas Boas, Genival Nunes e Julhiana Lopes

Centro Municipal de Educação Adamastor

A coletiva é fruto do 8º Salão de Artes Visuais de Guarulhos – Arte Moderna e Contemporânea. Os artistas receberam o prêmio de Menção Honrosa nas categorias: Desenho e Gravura. Genival inscreveu-se pelo estado da Bahia, Julhiana por São Paulo e Alexandre pela cidade de Guarulhos. A Mostra é um recorte da produção atual brasileira em arte contemporânea e de sua diversidade. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.

 1º a 14 / inscrições gratuitas

 Oficina de Mangá – Ciclo II

Biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues (Portuguesinha)

Oficina que abordará roteiro, diagramação e construção de páginas para o gênero manga. Para participar é necessário ter domínio de anatomia clássica ou em estilo manga. A oficina será ministrada por Irene C. Rios (Montserrat) nos dias 15, 22 e 29 de agosto, sábados, às 9h, na própria Biblioteca. Indicação: maiores de 12 anos. Vagas: 20. Mais informações pelo telefone 2229-5639. Rua Luiz Silvestre, s/nº, Jd. Bela Vista. Inscrições pessoalmente, das 9h às 17h30, de terça a sábado.

 1º a 16

 Sólidos, de Marcelo Salles

Biblioteca Monteiro Lobato

A exposição do jovem artista paulistano revela alguma influência da arquitetura, sua área de atuação. De fato, em sua pintura, a matéria continua sendo o espaço. Porém suas composições em técnica mista, em que utiliza parafina para velar algumas áreas, combinadas com as cores que escolhe com rigor, abrem caminho para múltiplas interpretações. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. De segunda a sexta, das 9h às 17h30, exceto feriados.

 1° a 31

 Varal de Poesias

Biblioteca Monteiro Lobato

O Varal deste mês traz poesias de Euclides da Cunha, um dos grandes escritores da literatura brasileira, autor de “Os Sertões”. Paisagens brasileiras, amores, temas históricos e até matemática ganham representação em sua poesia. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e sábado, das 9h às 13h30, exceto feriados.

 3 a 7 / inscrições gratuitas

 Roda de Leitura

Biblioteca Monteiro Lobato

O projeto Roda de Leitura abordará o clássico “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. As Rodas de Leitura acontecem duas vezes por mês com livros indicados para o vestibular da FUVEST, Unicamp, PUC-SP, e têm como objetivo encorajar a leitura das obras; bem como a discussão em grupo. Mediação: Lúcia Sasaki. Vagas: 25. Neste mês, a Roda de Leitura acontecerá nos dias 8 e 22, sábados, das 10h às 12h, no Espaço do Escritor da Biblioteca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 2087-6900.

 3 a 11 / inscrições gratuitas

 Roda de Leitura: Conheça a Liga Extraordinária

Biblioteca Monteiro Lobato

A proposta é abrir um espaço para leitura e discussão de clássicos populares, utilizando como referência o filme As Aventuras da Liga Extraordinária. Neste mês, o livro abordado será “Os Assassinatos da Rua Morgue”, de Edgar Allan Poe. Mediação: Lucia Sasaki. Vagas: 25. Os encontros serão nos dias 12 e 26, quartas-feiras, às 19h, no Espaço do Escritor da Biblioteca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 18, exceto sábados e domingos, pelo telefone 2087-6900.

 3 a 14 / inscrições gratuitas

 Oficina de RPG – Role-Playing Game

Biblioteca Monteiro Lobato

De uma maneira simples e resumida, esta oficina de RPG (jogo em que os participantes assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente) visa explicar a origem deste entretenimento através de livros e teatro. Coordenação: Rafael Strelow Leite. Indicação: maiores de 12 anos. Vagas: 20. Os encontros acontecerão de 17 a 21 de agosto, às 14h, na própria Biblioteca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Inscrições de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto sábados e domingos, pelo telefone 2087-6900.

 8 a 31

 Contemporânea, Exposição Coletiva

Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael

Apresentando as diversas tendências presentes nos últimos Salões de Arte de Guarulhos, a exposição revela ao público parte do acervo da Secretaria de Cultura, fruto de doações de vários artistas. Nesta exposição, o público presente terá a oportunidade de rever fotos, desenhos, pinturas, gravuras, instalações e objetos de artes expostos ao longo dos últimos anos. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão. Diariamente, das 8h às 17h, exceto feriados.

 8/Ago a 13/Set

 Natureza do Cotidiano, de Daniel de Souza

Casa Brasil

O jovem artista faz sua leitura do mundo a partir da observação do cotidiano. Assim, em suas construções, experimenta o equilíbrio, a resistência e usos diferenciados para objetos comuns. Com esta proposta, atinge o público pelo impacto inusitado. Entrada franca. Estrada Mato das Cobras, s/nº, Jd. Ponte Alta. De quarta a domingo, das 9h às 17h, exceto feriados.

 7 / sexta

 Aula Show – Euclides da Cunha

Biblioteca Monteiro Lobato

Como parte dos eventos do centenário da morte do escritor Euclides da Cunha (1909), autor de “Os Sertões”, será realizada uma aula-show com canto ao pandeiro e leitura de frases e poemas. Também haverá uma exposição oral sobre o universo imagético euclidiano de acordo com suas descrições e seu contundente universo temático (latifúndio, racismo, intolerância religiosa, escravidão por dívida e outros). Coordenação: Juan Carlos. Mais informações pelo telefone 2087-6900. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. 18h30.

 A Loira do Banheiro e Outras Lendas Urbanas – Cia. Teatral Amigos do Almeida

Teatro Nelson Rodrigues

Por décadas, um andarilho inteligente, apesar de inculto, mas perspicaz, sujo e assustador, o mítico Velho do Saco, personagem dos nossos pesadelos infantis, coletou lendas urbanas: a loira do banheiro, o bebê diabo e uma multidão de profetas, pagãos e seres amaldiçoados destes dias que anunciam o Apocalipse. Duração: 70 minutos. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 20h.

 8 / sábado

 O Santo Guerreiro e O Herói Desajustado – Cia. São Jorge de Variedades de São Paulo

Calçadão da Dom Pedro II – Centro

Uma companhia de teatro, caminhando há séculos em busca do mar, chega à metrópole. É neste “oceano” que ela vem apresentar a história de Dom Quixote e de São Jorge Guerreiro. O honrado fidalgo Quixote, em sua luta individual e solitária, enxerga na grande cidade a imagem da sua amada Dulcinéia. m Seus nobres ideais entram em conflito com as regras e leis que regem a metrópole; Quixote e Sancho Pança, então, acabam vendo-se perdidos. São Jorge, o santo popular, vem resgatá-los e revelar a importância da coletividade que ainda pulsa na cidade. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos, diferentes alas e samba-enredo. Direção: Rogério Tarifa. Duração: 120 minutos. Indicação: 10 anos. Parceria: SESC/SP e Prefeitura de Guarulhos. Calçadão da Dom Pedro II, Centro. 11h.

 Cordel Para Todos

Casa dos Cordéis

Projeto criado por Bosco Maciel que tem por objetivo difundir a cultura do verso de cordel entre as várias comunidades espalhadas pela cidade. Nestes encontros são estudados folhetos clássicos de cordel como “Pavão Misterioso”, “João de Calais” e outros. Mais informações pelo tel. 2229-0580, das 13h às 19h, ou no http://www.boscomaciel.com.br. Entrada franca. Av. Torres Tibagy, 90, Gopoúva. 16h.

  Grupo Axial

Teatro Padre Bento

Surgido como uma proposta de união entre elementos tão diversos como a literatura, a sonoridade eletroacústica, a cultura popular e a valorização étnica, o Grupo Axial traz a Guarulhos seu show de música eletro-orgânica, segundo define Felipe Julian. Com apresentações na Alemanha e República Tcheca, além de festivais como TIM, Porto Musical e FMI, o grupo irá apresentar composições do disco “Simbiose”, seu mais novo trabalho. Tudo de modo criativo e inesperado, num show de texturas digitais radicais e adocicadas pela voz experiente de Sandra Ximenez. Rua Francisco Foot, 3, Gopoúva. 19h.

 Cavalleria Rusticana, Ópera em Um Ato de Pietro Mascagni

Teatro Adamastor do Centro

A Orquestra Jovem de Guarulhos e a Cia. Ópera São Paulo apresentam “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, e libreto de Giovanni Targioni, que teve sua estreia em maio de 1890, em Roma. Com apenas um ato, a ópera do italiano Pietro Mascagni é dividida em duas partes separadas por um intermezzo. A história se passa em uma aldeia na Sicília, em um domingo de Páscoa, e retrata a vida do jovem Turiddu, que apesar de ser prometido da jovem Santuzza mantém um caso de amor com Lola, que é casada com o carroceiro da aldeia Alfio. Em um acesso de ira, Santuzza conta a Alfio a traição de sua mulher com o seu amado. Após a procissão de Páscoa, Alfio desafia Turiddu para um duelo e acaba matando o jovem com um punhal. Participação do Coral Vozes de São Paulo, preparado pela maestrina Dálete Alécio. Elenco: Marcelo Vannucci (tenor), Ana Paula Brunkow (soprano), Rodolfo Giugliani (barítono), Ana Lucia Benedetti e Dálete Alécio (meio-soprano). Direção Musical e Regência: Emiliano Patarra. Direção Geral: Paulo Abrão Esper. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro, meia hora antes do início do espetáculo. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 19h30.

 8 e 9 / sábado e domingo

 Chapeuzinho Vermelho, Lá Vem o Lobo Mau! – Troupe Teatral Paulistana

Teatro Nelson Rodrigues

Versão moderna e divertida da obra de Charles Perrault. Chapeuzinho Vermelho sai de casa para visitar sua avó, ao atravessar a floresta encontra o Lobo Mau, entretanto o lobo apresentado nesta peça não é feroz, nem assustador; os autores fizeram questão de apresentar um lobo cômico e trapalhão. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. Sábado, às 16h, e domingo, às 11h e 16h.

 Jesus Homem, de Plínio Marcos – Grupo Malta & Rama Kriya Produções

Teatro Nelson Rodrigues

Um musical que entra nos corações por sua delicadeza, objetividade e mensagem de amor. Nele, Plínio Marcos propõe um Jesus empenhado em defender os fracos e dar-lhes consciência coletiva. Direção: Roberto Rocco. Duração: 60 minutos. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia) e R$ 12 (promocional). Mais informações pelos telefones 2809-7729 ou 7262-0311. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. Sábado, 20h, e domingo, às 19h.

 9 / domingo

 Raquel Vale Por Três – Cia. Teatral Bioarte

Teatro Adamastor do Pimentas

Raquel é uma menina divertida que vem dar o seu ponto de vista sobre os adultos. Em seus desabafos surgem vários questionamentos em relação a sua família onde todos são adultos, vítimas da síndrome do homem moderno: vida agitada, falta de tempo, estresse, gerando assim impaciência. Raquel passa a infância tentando entendê-los e quando se dá conta ela percebe que já está se tornando adulta também. E agora? Direção e interpretação: Maria Aparecida Xavier e Valdete Xavier. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo. Estrada Caminho Velho, 333, Pimentas.

 Show com Zé Helder

Casa dos Cordéis

Autor dos CDs “A Montanha”, “No Oco do Bambu” e “Orelha de Pau”, Zé Helder também é professor de viola do Conservatório Municipal de Arte. No show, o artista será acompanhado pelos músicos Carlos Alberto e João Balancieri. Mais informações pelo telefone 2229-0580, das 13h às 19h, ou no http://www.boscomaciel.com.br. Entrada franca. Av. Torres Tibagy, 90, Gopoúva. 11h.

 Medéia

Teatro Padre Bento

Jasão parte para a Cólquida em busca do velocino de ouro. Chegando ao destino, apaixona-se por Medéia que, embora a filha do rei, usa seus poderes de feiticeira e o ajuda a vencer os obstáculos impostos por seu pai. No entanto, é traída por seu marido, que se casa com a filha do rei de Corinto. O amor transformado em ódio… Um terrível desejo de vingança… Até onde você iria? Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia e antecipado). Mais informações e ingressos antecipados no fbrandaos@bol.com.br ou pelos telefones 8413-2847 ou 8239-9070. Rua Francisco Foot, 3, Gopoúva. 19h.

 Fonte: Secretaria da Cultura de Guarulhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: