Exterminadores do Esquadrão da Morte estiveram em Guarulhos

Biografia de um policial que foi odiado e venerado com a mesma intensidade

por BRUNO CARVALHO

Durante o golpe militar brasileiro, muitas atrocidades foram cometidas em nome da segurança nacional, a lei era determinada conforme queriam os generais e, o poder judiciário não era respeitado.

Surgiram pessoas e grupos que queriam protestar e agir contra esse sistema arbitrário. Os militantes de esquerda faziam expropriações de bancos para financiar a guerrilha urbana e rural. Com a pressão e patrocínio dos banqueiros, os militares precisavam “colocar a casa em ordem”

Para isso, o sistema tinha um rosto, um fiel representante, o delegado Sérgio Paranhos Fleury. O torturador! Assassino de uns dos principais contestadores do regime, Carlos Marighella, fora as outras pessoas mortas e desaparecidas nos porões da ditadura.

Fleury também era responsável por um grupo de extermínio de criminosos, denominado de Esquadrão da Morte, o bando era composto por policiais civis e militares.

O Esquadrão passou por Guarulhos, quando matou o ladrão conhecido como “Nego Sete”, o fuzilamento foi à luz do dia. Um padre fotografou a ação, por essa causa o delegado chegou a ser preso, depois de incriminado por um juiz da Comarca de Guarulhos. Só que o sistema defendia seus comparsas, assim, o policial conseguiu ficar livre.

O jornalista Percival de Souza fuçou no porão e desvendou a biografia de uns maiores articuladores do regime militar brasileiro. Histórias inéditas foram contadas, muitas mortes desvendadas e verdadeiras histórias de terror descortinadas, que comprovam que no Brasil não houve “ditabranda”.

Título: Autópsia do Medo – Vida e Morte do Delegado Sérgio Paranhos Fleury

Autor: Percival de Souza

Assunto: Ditadura Militar, biografia

Número de Páginas: 650

Editora: Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: