Menina de 16 anos desaparece no Cecap

Relacionamento virtual e o risco do encontro real

@brunosdr3

No último dia 29 de dezembro, Bruna Tadim de Souza, 16 anos, despareceu depois de sair para um encontro marcado pelo Messenger. Segundo os familiares, a adolescente foi se encontrar com um rapaz, que tinha lhe prometido um emprego. Tanto Bruna quanto o suspeito, moram no Parque Cecap.

Esse tipo de história vem se repetindo, a internet é um meio de comunicação, que leva as pessoas a se relacionarem de maneira indireta. Mas, o grande perigo é quando os envolvidos resolvem se encontrar pessoalmente. Como evitar o perigo sem perder a confiança nos seres humanos?

Confiar em promessas de desconhecidos é um grande risco, mas isso não surgiu com a internet. Evitar o encontro também pode tornar a pessoa isolada do mundo real. O importante é se prevenir. Por exemplo: nos primeiros encontros ir acompanhado, evitar lugares desertos. De maneira nenhuma aceitar ir para a casa de desconhecidos, e muitos menos ir para motéis. A dica serve para homens também.

Para a maioria das pessoas só as mulheres estão desprotegidas para esse tipo de encontro. Porém, não sabemos quem está do outro lado do bate-papo. Criminosos podem se passar por interessado em paquera, mas na verdade é uma armadilha para cometer um assalto.

Qual a idade mais vulnerável? Todas, desde crianças até adultos de todas as idades. Mas, bate-papo deve ser para no mínimo adolescente de 14 anos, e quando for se encontrar que vá acompanhado, e de preferência em lugares movimentados.

Esse tipo de risco não é novo, e nem surgiu com a internet. O que devemos é nos prevenir e evitar casos de desaparecimento como o dessa menina. É uma questão de se adaptar ao recurso desse tipo de relacionamento. Nem todas as pessoas que estão nas redes de relacionamento são más intencionadas, mas também não temos bola de cristal para prever. Então, devemos sempre desconfiar em promessas mirabolantes ou em simples paixões repentinas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: