Força midiática dita preferências do público

Presença do público depende da exposição do artista nos meios de comunicação

 
@brunosdr3

Neste último final de semana, fizeram show em Guarulhos, as artistas Vanessa Bumagny e Zélia Duncan, duas cantoras de música pop, mas com alcance diferente ao público.  A primeira na sexta-feira (01/04), no Teatro Padre Bento. A segunda no domingo (03/04), no Pátio de eventos do Adamastor.

Cantora pop com influências de ritmos brasileiros

Os dois eventos foram feitos em locais seguros, o som estava bom, os locais eram cobertos e confortáveis. Mas, o número de espectadores foi desigual, enquanto no show da Zélia Duncan havia cerca de duas mil e quinhentas pessoas, na apresentação da Vanessa Bumagny o público não passava de 30 pessoas.

As duas cantoras são boas, os estilos são diferentes. Zélia tem um canto grave, com mais agressividade, mas as letras são de amor. Vanessa canta com um doce agudo e suas letras também falam de amor. As bandas de acompanhamento são ótima qualidade.

A grande diferença não é o estilo musical, mas sim a força midiática. Zélia já tem vários sucessos na indústria cultural. Suas músicas têm alcance nas grandes rádios e nas redes de televisão. Enquanto, Vanessa ainda espera chegar ao mesmo patamar.

Ducan com rock nas veias

Com esses dois eventos que deveriam ter o mesmo público-alvo, fica claro que a mídia, ainda, tem a força de ditar os costumes e as preferências. As pessoas não saem para conhecer o novo ou o diferente. Quando algo é desconhecido, pode trazer surpresas, mas parece que não há espaço para as novidades, o risco não é encarado.

Na era da internet, alguns especialistas dizem que o acesso a cultura é mais democrático, tanto para artistas em busca de divulgar seu trabalho, quanto para o público escolher suas preferências sem ser influenciado. Mas, na realidade o consumo cultural, ainda, depende da influência dos meios de comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: