Grupo “Loucos Por Teatro” interpreta um velório tipicamente brasileiro

Peça “A Coroa de Orquídeas” faz comédia do luto

Texto: inspirado em contos de Nelson Rodrigues

Direção: Osvaldo Coelho

Teatro: Padre Bento

Durante o velório de Ismália, seu esposo Juventino começa a desconfiar que sua esposa vivesse relações extraconjugais. Logo a mulher tão recata que nunca ficou pelada no claro, seu marido não conhecia as formas do seu corpo, além das sombras.

As mulheres tentam seduzir o viúvo, enquanto revezam em rezas, fofocas e paqueras com os participantes do velório. Juventino encomenda coroa para homenagear sua amada, mas escolhe as do tipo mais barato, porque as feitas de orquídeas são muito caras. Mas, a chegada de uma entrega de coroa de orquídea com dizeres de amor, deixa o esposo contrariado, assim, começa a suspeitar que fosse corneado.

A peça foi montada em um ambiente fúnebre, a plateia é também participante do velório, inclusive é servida com lanche. Os atores interagem desde a entrada do hall do teatro, assim, o público é levado para as cadeiras que estão no palco, montado como se tivesse velando um corpo de verdade.

O figurino em luto deixa tudo verossímil, poucas luzes, apenas focos para se ver as expressões do rosto, o resto é tudo escuro.  A presença do caixão não inibe as personagens, quando estão perto do caixão mostram um sentimento de tristeza, mas não faz jus para investir em paqueras e se preocupar com as fofocas envolvendo a falecida e o viúvo.

O Grupo Louco Por Teatro conseguiu expressar um costume tipicamente brasileiro de lidar com a morte, as extremidades da sensualidade é a marca dos textos de Nelson Rodrigues. A aposta da interação com a plateia foi o grande acerto da peça.

Anúncios
Comments
One Response to “Grupo “Loucos Por Teatro” interpreta um velório tipicamente brasileiro”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Grupo “Loucos Por Teatro” interpreta um velório tipicamente brasileiro […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: