Atrações gratuitas embalam o final de semana

1º a 4

 

“Diversidades”, de Edite Straube

Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”

A exposição coletiva “Diversidades” é um encontro da artista Edite Straube e amigos, com idade entre 16 e 82 anos, que produziram obras com diversidades de efeitos, estilos, texturas e principalmente de identidade. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão. Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.

1º a 10

 

“História da Cidade de Guarulhos” – Acervo da Secretaria de Cultura

Poupatempo Guarulhos

Exposição de caráter histórico com imagens e textos que reverenciam a construção da cidade de Guarulhos. Entrada franca. Rua José Campanella, 189, Macedo. Segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábados, das 7h às 13h, exceto feriados.

 

1º a 29

 

Varal de Poesias – Escritor Guarulhense

Biblioteca Monteiro Lobato

No mês em que a cidade comemora 451 anos, o Varal de Poesias apresenta a obra do escritor e editor da Gerúndio Edições, Eugênio Ishi Asano. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h à 14h, exceto feriados.

 

2 / sexta

 

Coral Cultura

Teatro Padre Bento

O Coral Cultura, que em seu trabalho busca aproximação com a linguagem musical através do repertório coral, apresentará peças eruditas e populares que retratem o rico universo da música coral. Regência: maestrina Deborah Rossi. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. 20h.

II Mostra Pedagógica Casa Guarulhos – Fundação Casa

Teatro Padre Bento

O objetivo do projeto é mostrar a diversidade cultural, focando os diferentes costumes de uma sociedade. Os trabalhos apresentados foram realizados nos três centros de atendimento. Os Centros oferecem os cursos de Qualificação Profissional, Informática, Arte e Cultura, Danças Diversas, Artesanato, Capoeira, Hip-Hop e Artes Plásticas, valorizando todos os envolvidos, promovendo a saúde física, mental, social, espiritual e aproximando a família. Entrada Franca. Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. 9h.

 

3/Dez a 31/Jan

 

“Assumindo o Dom”, de J. Almeida

Biblioteca Monteiro Lobato

Nascido no Ceará e morando em Guarulhos desde 1994, J. Almeida é artista autodidata e produz obras com diferentes temáticas. Na exposição “Assumindo o Dom”, J. Almeida apresenta obras nas categorias desenho e pintura, que tem como tema a religião. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. 14h.

 

3 / sábado

 

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos & Coral da CESP

Igreja da Consolação SP

A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em parceria com o Coral da CESP, o Coro de Repertório da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e o Coral da Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM resgata um interessante formato da música de concerto, que há tempos não integra o repertório cultural da cidade de Guarulhos: a obra coral sinfônica sacra. Durante grande parte da história da música, a Igreja, com suas celebrações, foi um dos principais focos da produção musical, e uma das principais empregadoras de compositores e artistas, sendo, em parte, responsável por boa parte do desenvolvimento artístico, viabilizando a composição de belíssimas obras. Um excelente exemplo desse vasto repertório é a “Missa nº 5” de Franz Schubert, uma das mais importantes obras sacras do compositor e de seu período. Para abrir o concerto, uma obra já conhecida e apreciada pelo público da orquestra, também de Schubert, a “Sinfonia nº 8 Inacabada”. Entrada franca. Rua da Consolação, 585, Consolação, São Paulo, próximo da Praça Roosevelt. 19h.

Festival De Arte e Cultura – ProJovem / Assistência Social

Teatro Padre Bento

O Festival de Arte e Cultura do ProJovem tem como objetivo revelar novos talentos da cidade e terá sete categorias a serem apresentadas: artes visuais, audiovisual, dança, fotografia, literatura, música e teatro. Entrada Franca. Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. 8h30.

III Sarau Cultural do Colégio Coliseu

Teatro Adamastor Pimentas

Apresentação cultural, artístico e intelectual dos jovens estudantes no contexto cultural da comunidade, permitindo aos convidados apreciar durante as apresentações as habilidades artísticas. Duração: 240 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Estrada Caminho Velho, 333, Pimentas. 13h.

 

3 e 4 / sábado e domingo

 

Peter Pan

Teatro Nelson Rodrigues

Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa da família Darling na cidade de Londres, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, conhecido como Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter. Apresentação da Oficina de Teatro de Crianças de 7 a 12 anos do Teatro Nelson Rodrigues. Arte–educador: Ricardo Guarel. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 15h.

Alice no País das Maravilhas

Teatro Nelson Rodrigues

 “Alice no País das Maravilhas”, conta a história de uma menina que persegue um coelho branco de colete e relógio de bolso até uma toca. Ela cai e chega a um lugar muito estranho, o País das Maravilhas. Lá ela encontra diversos animais e plantas muito esquisitos, um chapeleiro doido, um gato que pode desaparecer, animais misturados com objetos, um feriado chamado desaniversário, uma porta falante e cartas de baralho que possuem vida. Apresentação da Oficina de Teatro de Crianças e Adolescentes – Associação Manoel Inácio de Guarulhos. Arte-educador: Ricardo Guarel. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 17h.

Oscar 2011

Teatro Nelson Rodrigues

Intervenção cênica em que os filmes “Titanic”, “Tropa de Elite”, “O Sexto Sentido”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Crepúsculo” e “Matrix”, são retratados de uma forma divertida e interligada, tudo regado com muito humor. Apresentação da Oficina de Teatro para adultos da Biblioteca Monteiro Lobato. Arte-educador: Ricardo Guarel. Duração: 15 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 18h.

Conflitos – Cenas Curtas

Teatro Nelson Rodrigues

Apresentação de Cenas Curtas de vários dramaturgos como Plínio Marcos, Nelson Rodrigues, Dias Gomes, entre outros, em que o ápice de cada cena se dá através dos conflitos vividos pela dupla de personagens retratados. Mostra de Cenas Curtas dos alunos da Oficina de Teatro para Adultos da Biblioteca Monteiro Lobato. Arte-educador: Ricardo Guarel. Duração: 30 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 18h30.

Aviso Prévio

Teatro Nelson Rodrigues

As personagens Ela e Oz se desdobram em diversos personagens arquétipos, em cenas distintas: são patrão e empregada, marido e mulher, mãe e filho, dois internos de um asilo de loucos, psiquiatra e paciente, Jesus e Maria, a morte e sua própria vítima. Texto: Consuelo de Castro. Oficina de Teatro para Adultos da Biblioteca Monteiro Lobato. Arte-educador: Ricardo Guarel. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 20h.

 

4 / domingo

 

Feira Itinerante de Artes e Artesanato, com Intervenções Culturais

Tenda do Bosque Maia

Neste dia a Secretaria de Cultura realizará a Feira Itinerante com a presença dos artesãos da já tradicional Feira de Artesanato da Rua Felício Marcondes, além da presença de artesãos convidados. Durante o evento, haverá várias intervenções culturais. Entrada franca. Av. Paulo Faccini, s/nº, Jd. Maia, Centro. 10h às 19h.

Pluft, O Fantasminha

Teatro Nelson Rodrigues

 “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Pluft é um fantasminha muito esperto que vive num sótão, mas que tem medo de gente. Para salvar a menina Maribel, seqüestrada pelo Pirata Perna de Pau, que está em busca do tesouro escondido na casa da família fantasma, Pluft cria coragem e vira um herói. Nesta aventura Pluft não está sozinho e conta com a ajuda da sua Mamãe Fantasma e do seu Tio Gerúndio, que faz qualquer coisa por um pastel de vento. Direção: Amanda Bueno. Duração: 50 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 11h.

Soldadinho de Chumbo – Programa Oficinas Culturais

Teatro Adamastor Pimentas

Baseada nos contos de Hans Christian Andersen, “Soldadinho de Chumbo”  narra a história de uma menina que em sua festa de aniversário ganha de presente uma caixa de soldadinhos de chumbo, uma boneca bailarina, um palhaço e um jogo de dominó. Na hora de dormir, a menina deixou seus presentes espalhados pelo chão. O relógio toca meia-noite e todos os presentes tomam vida. Espetáculo adaptado para a oficina de balé do Programa Oficinas Culturais. Direção e Adaptação: Yara Ciconi. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas. 15h.

Muitas Luas – Cia. de Teatro Umburana de Cheiro

Teatro Padre Bento

Adaptado e traduzido pela prestigiada autora de teatro infantil Tatiana Belinky, a partir de um conto de James Thurber, “Muitas Luas” relata os problemas de um rei que ao tentar satisfazer todos os desejos de sua única filha, uma princesinha mimada, que após comer vários pedaços de bolo, adoece. Para se submeter ao tratamento, ela impõe um pedido que parece impossível de ser atendido. A solução é apresentada pela própria princesa, de maneira infantil, simples e poética. Duração: 50 minutos. Indicação: 2 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 16 (Inteira) e R$ 8 (meia). Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. 16h.

 

5 / segunda

 

Biblioteca do Seródio – 17 Anos

Biblioteca do Seródio

Em comemoração aos 17 anos da Biblioteca do Seródio, neste dia teremos contação de história com a arte-educadora Thayme Porto, além da tradicional Feira de Troca Livros. Av. Coqueiral, 103, Cidade Seródio. 9h às 16h.

5 a 9

 

Biblioteca, Escreve Pra Mim?

Biblioteca Monteiro Lobato

Assim como no filme “Central do Brasil” (Brasil, 1998), onde a personagem de Fernanda Montenegro escrevia cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e ajuda o personagem de Vinícius de Oliveira, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste, esta é a ideia do projeto “Biblioteca, Escreve Pra Mim?” que pretende auxiliar pessoas com dificuldades em ler e escrever e que queiram se comunicar através de cartas com seus parentes e/ou amigos. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados.

  

6 / terça

 

Cinema com Audiodescrição: “Os Smurfs” (EUA, 2011)

Biblioteca Monteiro Lobato

Quando o maligno feiticeiro Gargamel persegue os Smurfs até fora de sua aldeia, eles são forçados a entrar em um portal que liga seu mundo ao nosso, e desembarcam no meio do Central Park, em Nova York. Os Smurfs devem então encontrar uma maneira de voltar para sua aldeia antes que Gargamel os encontre. Direção: Raja Gosnell. Gênero: Animação. Duração: 103 minutos. Indicação: livre. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 349, Centro. 15h.

 Bênção do Presépio

Biblioteca Monteiro Lobato

Abrindo as comemorações natalinas na cidade, acontece neste dia a Bênção do Presépio – tradicional cerimônia religiosa que acontece todos os anos em dezembro, mês em que é celebrado o Natal. Na cerimônia, a presença do grupo “De Ébano” do Conservatório Musical de Guarulhos, que apresentará um programa especial de Natal. Coordenação: professor Epitácio Rodrigues. Rua João Gonçalves, 439, Centro. 18h.

Boca no Trombone & Quinteto de Metais – Grupos do Conservatório Municipal

Auditório Antonio Geraldo Delorenzo

Grupos dedicados à divulgação da música para estas formações, em especial a música popular. Formados por alunos e ex-alunos do Conservatório Municipal. Coordenação: professores Silvio Giannetti e Marcelo Mendonça. Entrada franca. Av. Tiradentes, 2.529, Vila São Jorge. 20h.

 

8 / quinta

 

Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos

Teatro Adamastor do Centro

Participar das comemorações de aniversário da cidade de Guarulhos é uma grande honra para a nossa Orquestra. Temos experimentado um prazeroso reconhecimento da cidade pelo trabalho que desenvolvemos ao longo desses anos, fazendo-nos crer que estamos chegando à conquista de uma das principais metas do artista: ser apreciado pelo seu público ao expor o que tem de mais puro e vulnerável – a paixão e a entrega à sua arte – e, acima de tudo, estabelecer com esse público uma relação de confiança e cumplicidade. Experimentamos esse sentimento a cada dia um pouco mais, e homenagear a nossa cidade, retribuindo essa admiração e apreço, é algo que fazemos com muito prazer. E, ainda, a possibilidade de fazê-lo com nossa música nos faz sentir orgulhosos e privilegiados. No programa, num clima de retrospectiva de um ano tão produtivo, a “4ª Sinfonia” de Tchaikovsky, excertos da “Suíte Vila Rica”, de Camargo Guarnieri e “Danzon nº 2”, de Arturo Marques. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 20h.

Soldadinho de Chumbo – Programa Oficinas Culturais

Teatro Nelson Rodrigues

Direção e Adaptação: Yara Ciconi. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 2459- 1813. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 15h.

Auto de Natal

Centro Cultural Prof. João Cavalheiro Salém

Como contar a história mais conhecida da humanidade? Através da ótica de uma criança queremos recontar de forma lúdica o nascimento de Cristo. Repleto de alegorias, os alunos da oficina de teatro de rua apresentam esse espetáculo divertido e emocionante. Duração: 30 minutos. Indicação: livre. Mais informações pelo telefone 2459-1813. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 16h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: