Encontro de Teatro de Guarulhos abre espaços para os artistas da cidade

1º a 15

 

A História dos Grandes Festivais da Arte em Papel

Centro Municipal de Educação Adamastor

Exposição para relembrar o fascínio dos grandes festivais de balões e pipas e mostrar a evolução desta arte após a criação da Lei nº 9.605/98 que trata dos crimes ambientais, em particular o art. 42, que criminaliza o uso de balões com fogo e pipas com “cerol”. Além dos balões e pipas que serão expostos, a mostra traz alegorias, fotos e vídeos, onde a milenar técnica de balão sem fogo é demonstrada. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.

 

1º a 30

 

40 Anos de Esculturas de Gilmar Pinna

Bosque Maia

Foi moldando a areia da praia de Ilhabela, sua cidade natal, que Gilmar Pinna, ainda criança, começou a manifestar seu talento nato de escultor. Aos 10 anos, o garoto caiçara chamava a atenção dos turistas com suas imagens na praia. Aos 12, ele já conquistava o primeiro Prêmio de Escultura em Areia do Litoral Norte Paulista. Estimulado, trocou a areia pelo metal. E, incentivado pelo pintor e desenhista basco Fernando Odriozola, de quem se tornou amigo e admirador, começou nos anos 70 a participar de concursos e salões de artes, quando passou a colecionar prêmios e não parou mais. Radicado em Guarulhos desde 2001, Gilmar Pinna se diz um apaixonado pela cidade e vive, quase que a maior parte do seu tempo, dentro do “Ninho da Arte” – galpão onde está instalada sua oficina –, debruçado sobre suas esculturas e projetos. Dentre os trabalhos realizados por Gilmar Pinna, destaque para a escultura “Homenagem a Família”, obra de 25 metros de altura e que está instalada no Terminal de Ônibus do Pimentas; e, “Cavaleiro Fiel”, escultura com 30 metros de altura, que será instalada no “Itaquerão” – estádio do Corinthians que está sendo construído e que abrigará a Abertura da Copa do Mundo de 2014. Nesta exposição, Gilmar Pinna apresenta 30 obras feitas em aço inox e com aproximadamente cinco metros de altura cada, onde nelas o autor expressa o seu respeito à humanidade e ao mundo em que vivemos. Mais informações pelo www.gilmarpinna.com.br. Av. Paulo Faccini, s/nº, Bosque Mais, Centro. 6h às 22h.

 

2 a 31

 

Varal de Poesia – Escritor Guarulhense

Biblioteca Monteiro Lobato

Em comemoração ao dia do escritor guarulhense, estaremos apresentando obras de novos artistas da nossa cidade. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábados, das 9h às 13h.

 Varal de Poesia – Dia do Amigo

Biblioteca Seródio

O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. Mais informações pelo telefone 2469-4385. Av. Coqueiral, 103, Cidade Seródio. Segunda a sexta, das 8h às 17h.

 Leitura de Férias

Biblioteca do CEU Ponte Alta

Neste mês, a biblioteca seleciona e expõe livros que convidam à aventura e exploração de novos universos. São leituras de caráter lúdico e imaginativo. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. Segunda a sexta, das 8h30 às 16h45.

 

5 a 29

 

Linhas, Fios e Tramas – Andréa Guedes

Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”

Exposição de desenho em que a artista faz uma reflexão sobre a linha expressiva no desenho através de um grafismo pessoal, onde orienta o olhar percorrendo a imagem, movimentos, ritmos; porém, entre tantas outras escolhas estéticas, a artista é seduzida pela linha pura e neste fascínio sai do bidimensional, onde utilizando fios de cabelos humano como linhas, explora o tridimensional. Mais que o próprio desenho, Andréa imprimi um pouco de sua história nas obras, pois somente utiliza cabelos de familiares. ATENÇÃO: abertura dia 7 de julho, às 19h. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão. Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.

 

13 / sexta

 

“Preto no Branco” – Cia. de Teatro Atuar

Adamastor

Razão e Emoção, dois sentimentos distintos, porém caminham lado a lado. Dois sentimentos que nos acompanham a cada dia e que fazem parte de nossas vidas e decisões. Todos nós por muitas e muitas vezes já entramos em conflitos internos tentando decidir entre a Razão e a Emoção. Imagine então o que acontece quando esses dois sentimentos entram em conflito. Gênero: Teatro Adulto. Duração: 60 minutos. Indicação: 14 anos. Horário: 20h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

14 / sábado

 

“Vivências

Adamastor

Abertura dos processos de criação com Teatro Sotero Cia., das 10h às 12h, e com o Grupo Glacê, das 13h às 15h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos. “O Desafio da Criação” – Bate Papo Com a Comissão Técnica Presença de Sérgio Pires, Lena Roque e Karin Mellone, das 16h às 18h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “Que Venha o Circo” – Grupo 2ª Opção

Adamastor

O grupo 2º opção tem seu trabalho voltado para estudos da linguagem ‘’Palhaço/Clown’’ e como parte dessa pesquisa desenvolveu um trabalho sobre o palhaço de circo, com cenas de diversas linguagens como mágicos, domadores de animais, trapezistas e tudo que envolve o meio circense. Mostrando de uma forma lúdica e cheia de alegria, através dos olhos do palhaço. Gênero: Teatro Infantil. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre. Horário: 19h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “Nadir Figueiredo” – Grupo Glacê

Adamastor

A partir de um pequeno descuido com um copo de café, temos uma reação em cadeia de parâmetros Universais. Gênero: Mímica / Adulto. Duração: 25 minutos. Indicação: 14 anos. Horário: 20h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “A Coroa de Orquídeas” – Grupo LouPT /Loucos Por Teatro

Adamastor

Inspirado em conto do polêmico escritor Nelson Rodrigues. Ismênia, mulher honesta como nenhuma outra, morre. Em seu velório a vida se coloca sutil e devastadora para Juventino, seu marido. Mas a vida não para. De forma divertida e reveladora, o Grupo LouPT propõe discussões sobre as relações humanas. Fidelidade, honra, conquista, traição, sedução, medo… conflitos internos, e porque não, até externos, permeiam a vida dos personagens de A coroa de Orquídeas. Gênero: Teatro Adulto. Duração: 50 minutos. Indicação: 12 anos. Horário: 21h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

A Viagem de Chihiro (Japão, 2001)

Teatro Nelson Rodrigues

No mês das férias, o Teatro Nelson Rodrigues exibirá para crianças e adultos um grande clássico do cinema de animação, obra japonesa ganhadora do Oscar. Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte a um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos. Direção: Hayao Miyazaki. Duração: 125 minutos. Indicação: livre. Entrada franca. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 15h.

VII Sarau Cultural do Cursinho Comunitário Pimentas

Teatro Adamastor Pimentas

O Cursinho Comunitário Pimentas apresenta a 7ª edição do Sarau Cultural, um dos mais importantes eventos culturais da periferia. Serão diversas apresentações das mais variadas linguagens artísticas – música, circo, manifestações populares, teatro, dança, audiovisual, artes plásticas, fotografia, etc. O evento é inteiramente produzido por voluntários de um movimento popular que procura ocupar a agenda de um equipamento público, trazendo arte com qualidade para a população. Produzindo, presenciando e refletindo sua própria cultura, a periferia quebra o paradigma da “cultura de massa para a massa”. Indicação: livre. Entrada Franca. Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas. 14h às 22h.

 Baile da Melhor Idade

Centro Municipal de Educação Adamastor

Encontro animado pela Banda Lira de Guarulhos, que em maio completou 104 anos de existência. O Baile da Melhor Idade tem como objetivo integrar e levar diversão para todos os participantes. No repertório, músicas que marcaram época de ilustres compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, entre outros. Indicação: 18 anos. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 19h.

15 / domingo

 

“Vivências

Adamastor

Abertura dos processos de criação com o Grupo 2ª Opção, das 10h às 12h, e com o Grupo LouPT – Loucos Por Teatro, das 13h às 15h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “O Rei Que Tinha Orelhas de Burro” – Teatro Sotero Cia

Adamastor

A história de um rei muito arrogante que maltratava seus discípulos. Um dia, uma bruxa indignada resolveu lançar-lhe uma maldição. Colocou-lhe um par de orelhas de burro e se o rei não mudasse sua postura a maldição perduraria para sempre. Gênero: Teatro Infantil. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre. Horário: 16h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “O Casamento da Dona Baratinha” – Grupo Teatral 5ª Maravilha

Adamastor

Montagem baseada no conto infantil de domínio popular “O Casamento da Dona Baratinha”. Gênero: Teatro Infantil. Duração: 40 minutos. Indicação: Horário: 18h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

 “Arena Conta Zumbi” – Cia. Instantânea de Teatro

Adamastor

Peça que conta a trajetória de Zumbi dos Palmares, bem como da luta dos negros escravizados contra os brancos donos de sesmarias e comerciantes, mas que disfarça um discurso político que compara a época em que o texto foi escrito (ditadura militar) com a época da escravidão, traduzindo nesse verdadeiro musical brasileiro um ideal de liberdade. Gênero: Musical / Adulto. Duração: 25 minutos. Indicação: 14 anos. Horário: 20h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

N’SYNC: No Strings Attached Tour – The Fenix

Teatro Nelson Rodrigues

Um dos espetáculos vencedores do ENDA 2011 (Encontro de Dança da Cidade de Guarulhos), o Grupo The Fênix apresenta o espetáculo “N’SYNC – No Strings Attached Tour”, inspirado no álbum e no show de mesmo nome, do famoso grupo N’SYNC. “No Strings Attached Tour” foi um dos CDs mais vendidos na década de 2000 e ficou nas paradas da Billboard por vários meses. Através da dança, o grupo The Fênix mostra os melhores momentos deste show inesquecível, do cenário pop mundial. Indicação: livre. Duração: 30 minutos. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 19h. Teatro Adamastor do Centro, av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos.

Feira Itinerante de Artes e Artesanato com Intervenções Culturais

Tenda do Bosque Maia

A Secretaria de Cultura realizará mais uma edição da Feira Itinerante de Artes e Artesanato com os artesãos da tradicional feira do calçadão da rua Felício Marcondes e artesãos convidados, além de diversas apresentações musicais e artísticas. Entrada franca. Av. Paulo Faccini, s/nº, Centro. 11h às 19h.

16 / segunda

 

Contação de Histórias

Biblioteca do CEU Ponte Alta

Nestas férias, a biblioteca convida a criançada para embarcar numa viagem mágica com a contadora de histórias Graça de Micco. Indicação: livre. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

16, 18 e 19

 

Pontos e Dobras – Oficina de Origami e Contação de Histórias

Biblioteca Orobó Mikail

O objetivo desta oficina, implementada pelo arte-educador Marcio Grou, é apresentar o universo da contação de histórias por meio do origami. Os temas abordados são o folclore, o origami e o Mito do Heroi. E, em homenagem ao ano chinês do Dragão, um dia será dedicado a ele. Indicação: a partir de 12 anos. Mais informações pelo telefone 2408-4543. Rua Justiniano Salvador dos Santos, 311, Pq. Mikail. 14h.

17 / terça

 

Oficinas Tatibitati

Biblioteca do CEU Ponte Alta

A oficina fica por conta das crianças, que ensinam brincadeiras umas às outras. Neste dia, a pequena Emilly Raisa Nascimento ensinará modelagem em massinha. Indicação: a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

 

18 / quarta

 

Oficinas Tatibitati

Biblioteca do CEU Ponte Alta

A oficina fica por conta das crianças, que ensinam brincadeiras umas às outras. Neste dia, o pequeno Joab Januário Kalil ensinará dobradura. Indicação: a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

 

19 / quinta

 

Oficinas Tatibitati

Biblioteca do CEU Ponte Alta

A oficina fica por conta das crianças, que ensinam brincadeiras umas às outras. Neste dia, será ministrada oficina de desenho a lápis pelo pequeno Lucas dos Santos da Silva Cândido. Indicação: a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: