CECAP: história do primeiro bairro planejado de Guarulhos

Prédios desenhados por Vilanova Artigas foi entregue sem a infraestrutura urbanística

10 – CECAP Guarulhos – História, identidades e memória

Autores: Tiago Cavalcante Guerra (organizador), Adílson do Nascimento Freire, Augusto César Maurício Borges, Eder Martins, Jociene dos Santos Peixoto, Rafaela de Barros Souza, Shisleni de Oliveira Macedo
Editora: Scortecci
Assunto: história de Guarulhos
Páginas: 195
Ano de edição: 2010

@brunosdr3

Preparado para ser referência em construções planejadas para habitações populares, o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, mais conhecido como Cecap foi construído em Guarulhos como marco arquitetônico e político na área desenvolvimento habitacional.

O bairro foi planejado com infraestrutura completa em educação, lazer, saúde e comércio. Porém, a obra foi entregue sem a finalização do projeto. Os primeiros moradores estavam isolados geograficamente e não tinham o básico de estrutura. O simples hábito de comprar pão para o café da manhã era uma batalha, pois, nem padaria havia por perto.

A história do desenvolvimento do local é contada nas páginas de CECAP. No rol das publicações sobre Guarulhos, o livro se destaca pela hábil e profunda utilização da pesquisa oral. O fato, ainda, próximo dos nossos dias contribui para compor este importante documento para posteriori.

Matérias relacionadas:

Livro traz informações sobre o passado escravista em terras guarulhenses

Biografia fala sobre a vida do idealizador da Biblioteca Monteiro Lobato

Fazenda teria suposta senzala

Jardim Tranquilidade servia para isolar doentes com hanseníase

A vontade de formar um bairro organizado e cobrar todos os itens inclusos no projeto inicial criou nos moradores do conjunto habitacional uma vontade política ímpar. Criou redes de trabalho voluntário em grupo e trouxe união aos vizinhos. Talvez, quando o guarulhense diz que pessoal do CECAP não se mistura com os habitantes dos outros locais, venha da organização política e a união criada nas reuniões de condomínio.

“CECAP Guarulhos – História, identidades e memória” traz um trabalho minucioso em pesquisa de documentos, que deixa a leitura lenta nos primeiros capítulos, mas são informações importantes para entender a construção do conjunto de apartamentos e a política habitacional da época. A utilização da história oral dá o sentido e o sentimento não encontrado em documentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: