Cinema Guarulhense: Voo da Borboleta estreia no Nelson Rodrigues

Feira Permanente de Artes e Artesanato: Especial de Natal

Calçadão da Rua Felício Marcondes

No mês em que se comemora o Natal, a já tradicional Feira de Artesanato funcionará em dias e horários especiais (veja abaixo), além de oferecer uma gama de produtos com temas natalinos. Assim sendo, aproveite para prestigiar o comércio local, bem como apreciar novo layout das barracas (boxes pantográficos nas cores da Bandeira de Guarulhos) que estão identificadas destacando o que os artesãos irão desenvolver dentro de suas respectivas técnicas como: produtos reverenciando a cidade de Guarulhos e o Brasil, como histórias, paisagens, lugares, personagens. Dias 1º, 5, 6, 7, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23, das 9h às 19h. Dia 24, das 9h às 14h. Dias 27, 28 e 29, das 9h às 17h.

1º a 9

 

“Imprevisto – Ateliê Conexões”, de Adriano Gambim, Nina Abreu e

Sergio Andrejauskas

Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael” A exposição “Imprevisto – Ateliê Conexões” é parte da produção recente dos artistas do ateliê ”Conexões”. São obras em pequenos formatos, utilizando duas técnicas gráficas: a gravura e o desenho. O tema da exposição é um jogo de palavras que possui ligação direta com a produção apresentada. São impressões, o olhar de cada um que observa o que acontece ao seu redor, a relação com espaço vivido, como também a forma de registro escolhida. O olhar impresso através da impressão do mundo. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão. De quarta a domingo, das 8h às 17h, exceto feriados.

3 a 28

 

Varal de Poesia: Guarulhos 452 Anos

Biblioteca Monteiro Lobato

Em comemoração aos 452 anos da nossa cidade, Guarulhos será o tema do Varal de Poesia deste mês. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h30, e sábado, das 9h às 13h30.

4/Dez a 27/Jan

 

“Desenho, Estilo e Esquemas” – Grupo de Desenho do Pimentas

Biblioteca Monteiro Lobato

A exposição tem como foco de reflexão a questão do desenho como estilo e como esquema. É uma exposição do resultado do trabalho artístico de jovens entre 12 e 20 anos da região do Pimentas. Organizador: Daniel de Souza. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 14h, exceto feriados.

7 / sexta

 

Recicla Biblio

Biblioteca do CEU Ponte Alta

Neste mês, o Recicla Biblio, projeto que visa à utilização de materiais recicláveis, ensinará as crianças a fazerem uma guirlanda de Natal a partir de papel craft. Indicação: a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443- 2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

 Lançamento do curta-metragem “Voo da Borboleta”

Teatro Nelson Rodrigues

Segundo curta-metragem produzido pela Camafeu, coletivo audiovisual formado em Guarulhos, cujo foco tem sido produzir filmes que reflitam sobre o vazio existencial na contemporaneidade. O filme conta a história de Heloísa, uma jovem artista plástica que mora com seu namorado Abelardo, mas que deixa sua arte de lado trabalhando em um emprego formal e convencional para poder pagar suas contas. Abelardo começa a enfrentar problemas psicológicos, mas a paixão de Heloísa por ele, faz de sua jornada, dura passagem por uma vida quase imóvel e limitada, surgir tão bela a liberdade. Após a exibição haverá um bate-bapo com a equipe do filme. Indicação: livre. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 2459-4568. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 19h30.

Sarau de Alunos do Conservatório Municipal de Guarulhos

Auditório Antônio Geraldo Delorenzo

Sarau de alunos do Conservatório Municipal de diferentes instrumentos e com um repertório eclético de vários compositores, transitando entre a música clássica e a popular. Entrada franca. Av. Tiradentes, 2.529, Vila São Jorge. 20h.

8 / sábado

 

Baile da Melhor Idade

Centro Municipal de Educação Adamastor

Encontro animado pela Banda Lira de Guarulhos, que em maio completou 104 anos de existência. O Baile da Melhor Idade tem como objetivo integrar e levar diversão para todos os participantes. No repertório, músicas que marcaram época de ilustres compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, entre outros. Indicação: maiores de 18 anos. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 19h.

8 e 9 / sábado e domingo

 

Guarulhos 452 Anos: “Os Contos de Hoffmann”, Ópera de Jacques

Offenbach

Teatro Adamastor do Centro

Para comemorar o aniversário de Guarulhos, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos em parceria com o núcleo Estúdio Ópera da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), traz ao palco do Teatro Adamastor a ópera “Os Contos de Hoffmann”, de Jaques Offenbach. “Os Contos de Hoffmann” é uma abordagem ficcional de Offenbach sobre a vida e os amores do escritor romântico alemão E.T.A. Hoffmann, em uma fascinante jornada psicológica. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

 Mostra de Processos e Poéticas: Programa Oficinas Culturais

Teatro Nelson Rodrigues

Mostra de resultados e processos das turmas de oficinas culturais de Teatro, Dança, Capoeira, Hip-Hop, Artes Visuais, Música, entre outros. Indicação: livre. Entrada franca. Mais informações e programação completa através do http://oficinasculturais.wix.com/guarulhos. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. A partir das 14h.

9/Dez a 28/Jan

 

Exposição Mostra de Processos e Poéticas – Programa Oficinas Culturais

Centro Municipal de Educação Adamastor

Mostra de resultados e processos das turmas de oficinas culturais da cidade de Guarulhos, mediada pelos artistas visuais Adriano Gregório, Aline Fonseca, André Firmiano, Emerson Alcalde, Ian da Rocha, Marcelo Bragança, Marcilio Gonçalves, Maria Luisa Dias, Nazaré Botana, Marina Pinto, Fábio Francé e Verônica Pereira. ATENÇÃO: dia 15, sábado, às 18h, abertura oficial da exposição. Indicação: livre. Entrada franca. Mais informações e programação completa através do http://oficinasculturais.wix.com/guarulhos. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Diariamente, das 9h às 22h,exceto feriados.

9 / domingo

 

Encontro Cultural Infantil

Teatro Padre Bento

O Encontro Cultural Infantil é um dia de integração entre a família, a comunidade e os educadores. Um momento único no qual todos estarão envolvidos com atividades que fazem parte do universo infantil. Uma rara oportunidade dos pais, avós e tios compartilharem das alegrias da infância acompanhando suas crianças em brincadeiras e oficinas de origami, caça palavras, tangram, confecção e campeonato de peteca, jogo da velha, dama e trilha, pula corda, amarelinha e outras. Se possível, tragam materiais recicláveis como garrafas pet, tampinhas, rolinhos de papel, embalagens de produtos de higiene e limpeza, etc. Indicação: livre. Entrada franca. Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade. A partir das 13h.

Concertos Matinais: Concertos de Natal

Área externa do Teatro Nelson Rodrigues

Tradicional projeto do maestro Celso Franchini, o Concertos Matinais deste mês brindará o público presente a área externa do teatro com o melhor do repertório natalino. Direção: maestro Celso Franchini. Indicação: livre. Entrada franca. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 11h.

 Zizi Possi

Pátio de Eventos do CME Adamastor

Indicação: 10 anos – Entrada Franca. Retirar um ingresso dia 8, sábado, das 14h às 18h, na bilheteria do Teatro Adamastor do Centro. Caso os ingressos não se esgotem no sábado, os mesmos poderão ser retirados no domingo, dia 9, das 12h30 às 14h30, na bilheteria do Teatro. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 15h.

10 a 20

 

Biblioteca Escreve Pra Mim?

Biblioteca Monteiro Lobato

Assim como no filme “Central do Brasil” (Brasil, 1998), onde a personagem de Fernanda Montenegro escrevia cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e ajuda o personagem de Vinícius de Oliveira, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste, esta é a ideia do projeto “Biblioteca, Escreve Pra Mim?” que pretende auxiliar as pessoas com dificuldades em ler e escrever e que queiram se comunicar através de cartas com seus parentes e/ou amigos. Rua João Gonçalves, 439, Centro. Segunda a sexta, das 9h30 às 16h.

10 / segunda

 

Coral Cultura

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia

Um dos projetos mais numerosos do Conservatório Municipal de Guarulhos fará a sua última apresentação do ano na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Os dois grupos, Coral do Conservatório e Coro da Comunidade, apresentarão um resumo do que foi trabalhado durante o ano, cantando separadamente peças de Gilberto Gil, Almir Sater, Beatles e uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Ao final, os dois grupos cantarão juntos canções natalinas e peças do repertório erudito “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach, e “Aleluia”, de Haendel. O grupo será acompanhado em uma das peças pelo Quarteto Sonare, coordenado pela professora Maria Penha Soares. A regência fica a cargo da maestrina Déborah Rossi. Avenida Tiradentes, 2.504, Vila São Jorge. 20h.

11 / terça

 

Musicantiga e Audição de Piano

Auditório Antonio Geraldo Delorenzo

O Projeto Musicantiga, pioneiro em Guarulhos, visa trabalhar através da música de câmara dos séculos XVI, XVII e XVIII – vocal e instrumental –, conceitos como improvisação, ornamentação, retórica e harmonia. Audição de piano com destaque à aluna Karoliny Oliveira, que tocará três improvisos da obra “Impromptus Opus 90”, de Franz Schubert. Coordenação: professora Isabel Kanji. Entrada franca. Av. Tiradentes, 2.529, Vila São Jorge. 20h.

Oficina Infantil de Reaproveitamento de Alimentos

Biblioteca do CEU Ponte Alta

Neste mês, a biblioteca vai ensinar as crianças a reaproveitarem partes de alimentos, como cascas que são jogados no lixo. Dando continuidade ao projeto, as crianças vão aprender a fazer uma farofa com cascas de bananas para a ceia de Natal. Indicação : a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

12 / quarta

 

Espaço Troca-Livros: Contação de Histórias

Térreo do Conservatório Municipal de Guarulhos

Árvore de Natal, papai noel, fraternidade, união. Entre neste clima mágico ouvindo histórias de Natal. Participe com os contadores Márcio Grou e Luciana Makiyama das “Histórias de Jingle Bells”. Indicação: a partir de 7 anos. Entrada franca. Mais informações pelo telefone 2087-7453. Avenida Tiradentes, 2.529, Vila São Jorge. 15h.

Com a Corda Solta e Prática Vocal

Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves– Biblioteca Monteiro Lobato

O grupo Com a Corda Solta, formado por alunos da classe de contrabaixo do Conservatório Municipal, apresenta obras originais e versões escritas especialmente para a formação de grupo de contrabaixos. Coordenação e arranjos: professora Miranda de Sousa. O projeto de Prática Vocal com acompanhamento prioriza o trabalho vocal em conjunto e solista, acompanhados por piano. O programa traz árias antigas italianas e canções brasileiras. Coordenação: professor Adriano Vasconcelos. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439, Centro. 20h.

Grupo de Percussão Erudito

Teatro Nelson Rodrigues

O Grupo de Percussão Erudito EMESP Tom Jobim explora o repertório camerístico para percussão, promovendo atividades que auxiliem percussionistas e bateristas a desenvolver suas performances individuais e em grupo, além da arte de pesquisar timbres e sonoridades. O repertório abrange composições originais e arranjos para formações camerísticas de percussão. Coordenação: Paulo Zorzetto, bacharel em percussão pela UNESP. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Rua dos Coqueiros, 74, Lago dos Patos, Vila Galvão. 20h30.

13 / quinta

 

Brincadeiras Antigas: Resgate

Biblioteca do CEU Ponte Alta

A biblioteca resgata neste mês as brincadeiras tradicionais convidando as crianças a pularem corda e provar que brincar é coisa séria. Indicação: a partir dos 7 anos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Rua Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 14h.

Orquestra de Câmara

Teatro Adamastor do Centro

A Orquestra, formada por alunos do Conservatório Municipal e pessoas da comunidade, apresenta um programa especialmente escrito para essa formação. Regência: professora Miranda de Sousa. Coordenação: professores Fábio Pellegatti e Renato Kutner. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo.20h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: