Guarulhos: espaço de múltiplas identidades

5990216g1Livro: Identidade Urbana e Globalização – A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP
Autor: Carlos José Ferreira dos Santos
Editora: Annablume
Assunto: urbanização, Guarulhos
Páginas: 250
Ano de edição: 2006

 @brunosdr3

Guarulhos um espaço dentro de uma metrópole, teve alto crescimento na segunda parte do século XX. Passou de uma região que produzia pequenas quantidades de produtos agrícolas para uma região industrial e de serviços. Cresceu a população, a região urbana chegou na Mata Atlântica e surgiram as periferias e favelas.

A cidade crescia desordenadamente, não houve planejamento para os imigrantes e migrantes que chegavam para trabalhar nas grandes empresas. Foram criados campos de trabalho, mas não se pensou que os cidadãos deveriam ter lugar para morar, estudar, hospitais e infraestrutura urbana de transporte.

Com tantas mudanças e novos habitantes, o que é Guarulhos ou quem é Guarulhos? A identidade do município foi estudada por Carlos José, o especialista busca nas mudanças bruscas em pequeno período histórico determinar como os políticos divulgavam a imagem para atrair empresas e investimentos e como os indivíduos anônimos preservaram suas manifestações culturais e sociais.

Memorial Guarulhos

Milton Santos analisa a urbanização no Brasil

Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – De casa Grande a Centro de História das Culturas Negras

Um Senhor Delegado – João Ranali

Carlos José Ferreira dos Santos busca a identidade guarulhense nos bairros mais antigos como o Cabuçu e Bonsucesso, mas se baseia na questão da permanência de antigos costumes típicos nos dois lugares. Os dois espaços preservaram antigas festa que misturam o profano e o sagrado, as festas acontecem há séculos. Com as mudanças no município, sofreram mutações, mas continuaram.

O livro conclui que os políticos guarulhenses buscaram um papel secundário para cidade, pois, quando buscavam financiamentos para cidade, argumentavam que ia surtir efeitos positivos para evoluir também a cidade de São Paulo. Então, Guarulhos tinha a importância de servir os paulistanos. Mas essa é apenas umas das identidades, porque o município tem múltiplas características pela preservação de antigos costumes e pela valorização do “moderno” surgido com as rodovias federais e com o aeroporto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: