Bom Jesus da Cabeça e Festa Carpição preservam a tradição popular

3 / sábado

 

Roda de Leitura

Biblioteca Monteiro Lobato – Espaço do Escritor

A Nova Acrópole Associação Cultural promove roda de leitura, seguida de discussão literária, sobre a obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry. Mais informações pelo e-mail gabriellaleal17@gmail.com. Entrada franca. Rua João Gonçalves, 439 – Centro. 15h.

 

3, 4, 5 e 6 / sábado, domingo, segunda e terça

 

163ª Quermesse do Santuário do Bom Jesus da Cabeça

Santuário do Bom Jesus da Cabeça

Localizada no Cabuçu, a capela do Bom Jesus da Cabeça foi construída em 1850, pelo negro Raymundo Fortes (mestre Raymundo) nas terras de Dona Joaquina Fortes Rendon de Toledo, onde foi escravo e pajem. Conta-se a história que dona Joaquina pediu ao Bom Jesus pela cura de suas fortes dores de cabeça, prometendo a construção de um oratório ao receber o milagre. Após sua morte, Raymundo construiu uma capela de taipa de pilão, que reuniu os moradores do entorno criando a comunidade da Capela do Bom Jesus da Cabeça. Desde então, a comunidade realiza festejos religiosos e culturais em homenagem ao Bom Jesus. A quermesse acontecerá nos quatro dias. No dias 4, 5 e 6 haverão missas, sendo que a última será precedida pela tradicional procissão pelas ruas do bairro, às 19h. A partir das 18h. Entrada franca. Estrada do Cabuçu, 58 – km. 18.

 

3 / sábado

 

Baile da Melhor Idade

Centro Municipal de Educação Adamastor

Com 105 anos de existência, a Banda Lira já levou, através de sua música, diversão para um grande número de pessoas. Tendo no repertório músicas de ilustres compositores como Ary Barroso, Noel Rosa, Zequinha de Abreu, Lupicínio Rodrigues, entre outros, a banda convida a todos para participarem do Baile da Melhor Idade e dançarem ao som de canções que marcaram época. Indicação: 18 anos. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo. Das 19 às 22h.

 

3 a 25

272ª Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso

Praça Nossa Senhora de Bonsucesso

Tema: Com Maria, Juventude em Missão No mês de agosto acontece na cidade a tradicional Festa em Louvor à Nossa Senhora de Bonsucesso, sendo inclusive uma das mais tradicionais e antigas do Brasil. Praça Nossa Senhora de Bonsucesso, s/nº – Bonsucesso.

 

3 a 26 de agosto

 

Dissolução – Felipe Góes

Centro Municipal de Educação Adamastor

A pintura de Felipe Góes transporta o público a lugares de sonho. Paisagens entre o abstrato e o figurativo, que se formam a medida que emprestamos a elas nossas memórias: “são uma mistura de lembranças e experiências”, como diz Felipe. Formado em arquitetura, o jovem artista já realizou diversas exposições em São Paulo, sua cidade de origem, e também em Porto Alegre, Teresina, Goiânia e Blumenau. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo. Diariamente, das 9 às 22h, exceto feriados.

Caminho do Meio – Ana Luisa Centro Municipal de Educação

Adamastor

Ana Luisa pinta como quem se joga. Buscando índices de ação e movimento, desenvolve sua pesquisa focada na liberdade do gesto, no peso e na potência das cores. A espontaneidade resultante impacta o público, assim como as grandes dimensões das telas. “Busco ritualizar o ato de pintar, na tentativa de fazer emergir emoções esquecidas, escondidas e inéditas”, explica a artista. Formada em Artes Plásticas, realizou intercâmbio universitário em Pintura em Provence, na França. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo. Diariamente, das 9 às 22h, exceto feriados. Informações e inscrições para as oficinas pelo telefone: 2451-5184, de segunda a sexta, das 9 às 16h.

 

10 a 31 de agosto

 

Grafismo Indígena

Biblioteca Monteiro Lobato

A diversidade das culturas indígenas brasileiras é aqui representada pela linguagem gráfica. Utilizada como manifestação de organização social, espiritualidade, cultura material e adorno, a pintura e o desenho espelham a natureza e as singularidades de cada etnia. Baseada no livro Grafismo Indígena, de Lux Vidal, a exposição revisita a produção gráfica dos povos ancestrais brasileiros, desde a pintura rupestre encontrada no Piauí, até os motivos usados na cestaria, cerâmica e pintura corporal. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439 – Centro. De segunda a sexta, das 9 às 18h e aos sábados, das 9 às 14h.

 

8 / quinta

 

Big Band

Centro Municipal de Educação Adamastor

A Big Band do Conservatório Municipal de Guarulhos, grupo que desde 2001 vem se apresentando na cidade com grande aceitação do público, traz neste concerto um repertório totalmente voltado para a rica música brasileira. Com arranjos especialmente elaborados para músicas de Djavan, Pixinguinha, Tim Maia, Luiz Gonzaga, João Bosco, entre outros. Os arranjos e regência estão a cargo do professor Marcelo Mendonça. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo. 20h.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: