Agenda Cultural de Guarulhos

26 / sábado

Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos

Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo.

A mendiga – Cia. Lanterna Teatro

Em uma noite de Natal, uma mulher de classe média alta é surpreendida por uma mendiga que por três vezes seguidas bate à sua porta em busca de comida. Drama. 40 min. Classificação Livre. 14h.

“No último andar é mais bonito: é lá que eu quero morar” – Cia. Dorcelina

Exercício cênico criado coletivamente a partir da apropriação lúdica do poema de Cecília Meireles, “O último andar”. Infantil. 20 min. Classificação: Livre. 15h30.

Jó e Thamar – Grupo de Teatro Cristão Ágape

A peça retrata o cruzamento das histórias de Jó e Thamar. Tem por temática a resiliência cristã por meio da fé em Deus frente a situações desesperadoras como a perda de entes queridos, destruição de bens materiais, doenças graves e estupro. Drama. Duração: 30 min. Classificação: 14 anos. 16h.

Sob os limites da insanidade – Cia. Insano Movimento

Uma bailarina, completamente perdida em seus vícios, sequestrada no auge do sucesso: uma bomba prestes a explodir e a por um fim em tudo e a insanidade de um amor. Drama. 80 min. Classificação: 12 anos 17h30.

Atravessamos: a história de Sofia – Teatro La casa del perro (espetáculo convidado)

Há momentos na vida que devemos atravessar. Nós, encharcadas de fronteiras e de abismos internos, cedo ou tarde somos chamadas a empreender a viajem levando as histórias, feridas e fortalezas de nossas antepassadas. Esta, também, é a história de Sofia, uma mulher que como muitas outras, atravessa o deserto para voltar ao “lar”. No caminho, descobrirá que a única coisa que pode devolver-lhe a valentia e dar-lhe fortaleza para vencer é a voz desses contos antigos que revivem cada vez que alguém necessita escutá-los. Baseado em contos da tradição oral de distintos cantos do mundo. Tragédia. 60 min. Classificação: 14 anos. Idioma: Espanhol. 19h.

Guizos – Cia. Experiência O Teatro do Excluído

Narrativa dos seis meses de uma conturbada relação entre um médico e um menino de 9 anos, a peça fala sobre os desgastes cotidianos e sobre a loucura. – Drama. 40 min. Classificação: 18 anos. Público limitado a 35 pessoas. 19h30.

Código da Vinci – Cia. Centopéicos

A intervenção narra o aparecimento e a queda de Lúcifer. Após sua queda, surge o rei dos apóstolos, que oferece o seu alimento que rejeita; mas mesmo após sua rejeição ele é levado. Drama. 20 min. Classificação: Livre. 20h.

Os Filhos da Dita – Cia. Arlequins (espetáculo convidado)

Ambientado no período da Ditadura Militar no Brasil, o espetáculo visa a permitir ao “indivíduo” sentir que é real o preceito de que é o Homem que constrói a sua história, e não fortalecer a afirmação que a História acabou e que vivemos no melhor dos mundos possíveis é nosso objetivo. 20h30.

Discutindo Nosso Tempo

Biblioteca Monteiro Lobato

É necessário a existência de um projeto de crítica, debate e formação política, artística, cultural e reflexiva. Você que é estudante, artista, professor ou interessado na construção de um grupo multidisciplinar com o intuito de pensar, propor e entender os temas que cercam o mundo contemporâneo, está convidado a participar. Mais informações pelo blog discutindonossotempo.net. Mediadores: professores Lionel Fontanesi e Emmanuel Lisboa. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 10h.

Cinema na Biblioteca

Biblioteca Monteiro Lobato

Exibição do filme A hora e a vez de Augusto Matraga (dir. Roberto Santos, 1966, 1h53min), baseado no último conto do livro Sagarana, de Guimarães Rosa. O diálogo entre literatura e cinema nos coloca o desafio de refletir a respeito dos critérios que permitam julgar e avaliar a qualidade estética dos roteiros cinematográficos. Projeto coordenado pelo Prof. Dr. Cláudio Henrique Sales Andrade. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 14h.

 

26 e 27 / Sábado e domingo

 

Um lago, dois cisnes – Cia Khalina Aymelek

Teatro Nelson Rodrigues

Baseado na peça original de Tchaikovsky, narra a história de Odette, uma moça frágil e submissa que vive um relacionamento infeliz com o cantor Rothbart, que encanta todas as mulheres. Gênero: Dança. Direção: Khalina Aymelek e Hafina Nawar. Duração: 50 min. Indicação: 14 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo – R$ 20 (inteira) e R$10 (meia). Mais informações: 986359814 ou 24407972. R. dos Coqueiros, 74, Lagos de Vila Galvão. 20h.

 

27 / domingo

 

Megafauna

Teatro Adamastor Pimentas

Este projeto pretende aguçar a curiosidade infanto-juvenil sobre temas pouco estudados no currículo normal. Uma mescla de palestra/filme/exibição museológica, apresentado de forma lúdica, mas com embasamento científico e linguagem acessível. Duração: 60 minutos. Indicação: livre. Entrada Franca. Retirar ingresso uma hora antes do início do espetáculo. Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas. 11h, 15h e 18h. Bate-papo: Por que escolhi ser vegetariano(a)?

Várias visões sobre o Vegetarianismo

Biblioteca Monteiro Lobato

O vegetarianismo visto sob o ponto de vista de nossas escolhas e motivos pessoais (saúde, filosofia, amor aos animais, religião) e sua importância na construção da cultura de paz. Encontro aberto ao público em geral, promovido pelo Gaia-Veg (Grupo de Apoio e Incentivo à Alimentação Vegetariana). Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 10h30.

Terreiro de Folia e Sacizada – Grupo Folias e Folguedos

Tenda do Bosque Maia

“Terreiro da Folia” é uma leitura de um dos folguedos mais tradicionais do Brasil, o Bumba-meu-boi, que encena o rapto, morte e ressurreição do boi. O folguedo engloba estilos brasileiros como os aboios, canções, toadas, cantigas, brincadeiras e danças, musicado ao vivo com bonecos para o público manipular. A Sacizada é composta por músicas, danças, brincadeiras, histórias, causos de Saci e cortejo Sacizada. Entrada franca. Av. Paulo Faccini, s/n°, Jd. Maia – Centro. 15h.

Viola Viva

Teatro Nelson Rodrigues

Tradicional encontro de música sertaneja com Áurea Fontes, Banda Viola Viva e convidados. Duração: 120 minutos. Indicação: livre. Retirar um ingresso na bilheteria do teatro meia hora antes do início do espetáculo. Mais informações: 2459-2813. R. dos Coqueiros, 74, Lago de Vila Galvão. 15h.

 Mostra de Artes Cênicas de Guarulhos

Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo.

 

O Palhacinho e a Rosa – Baú de Luz

Um palhacinho triste, chorando, senta-se em um canto de um jardim e encontra uma rosa falante que diz a ele sobre todo o encanto da natureza: e assim a história se desenrola. Infantil. 45 min. Classificação Livre. 14h.

Tipo… Família! – Grupo Arte Anônima

Será mesmo que família é tudo igual? O espetáculo mostra a irreverência de uma família para lá de diferente: um casal que enfrenta a rotina do casamento de forma bastante ácida, com filhos e genro nada convencionais. Comédia. 60 min. Classifi cação: 14 anos. 16h.

Sequestro – Sotero Cia. de Teatro

Espetáculo que retrata uma mulher sequestrada de seus valores, representando a humanidade contemporânea violada de seus direitos e sem consciência de que está aprisionada. Mas quem poderá libertá-la? O sistema? Monólogo / Drama. 35 min. Classificação: 18 anos.17h.

A Consulta – Trupe Zoé

Uma viúva se sente doente e decide ir ao médico, porém, ao se enganar, erra a porta e acaba entrando no consultório de um advogado, por quem se apaixona. A descoberta de uma mentira e de um amor à primeira vista, a juventude afl orada e uma paixão proibida. Drama. 40 min. Classificação: 12 anos. 18h.

A Cobra vai Fumar – TUOV Teatro Popular União e Olho Vivo (espetáculo convidado)

A partir de relatos de ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateu em Monte Castelo e outras regiões da Itália na Segunda Guerra Mundial, o Olho Vivo conta, em forma de fragmentos, um pouco de um passado ainda presente. Como se a memória teimasse em esquecer e lembrar… Teatro de Rua. 19h.

 

29 / terça

 

Leituras dramáticas

Biblioteca Monteiro Lobato

As Leituras acontecem toda última terça-feira do mês, sempre com grupos e textos diferentes. Após a leitura haverá um debate com os artistas e o público. Mediação do debate: Jean Gaspar. Curadoria do projeto: Sandro Coimbra. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 19h.

Boca no Trombone

Conservatório Municipal – Auditório Antônio Geraldo Delorenzo

Grupo formado por alunos, ex-alunos e trombonistas da cidade, tem como objetivo desenvolver a música de câmara para o trombone, executando vários estilos musicais. Nesse concerto, o grupo interpretará músicas de Serocki, Haendel, Bach, Haydn e Tom Jobim. Coordenação: Prof. Silvio Giannetti. Entrada franca. Av. Tiradentes, 2.521, Vila São Jorge. 20h.

 

30 / quarta

 

Palestra Separe uma verba para ser feliz!

Biblioteca Monteiro Lobato

Em comemoração ao Dia do Funcionário Público (28), a Biblioteca oferece uma palestra com o Prof. Dr. Mauro Calil. Além de escritor, é colunista do Portal Investimentos e Notícias e colaborador no tema de investimentos para mídias como a Rede Globo, Grupo Bandeirantes, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, entre outros. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 14h.

Liceum de Dança de Guarulhos – Fábrica de Bonecas com Baby Folc

Centro Municipal de Educação Adamastor – Teatro

Fábrica de Bonecas tem como inspiração o espetáculo Coppélia, com montagem do Kirov Ballet, com trilha sonora de Léo Delibes, tendo participação especial do maestro e músico Will Carvin. Indicação: Livre. Duração: 60min. Entrada franca. Mais informações: 99225-6716 (Dollores) e 97404-8496 (Cristina). Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 20h,

Dia do Servidor e da Servidora Municipal

Parque Julio Fracalanza – Vila Augusta

Como parte das comemorações da 13ª. Semana do Servidor e da Servidora, o evento festivo, aberto ao público e grátis, apresenta shows de música, dança e ginástica acrobática, grupo teatral, apresentações da Banda e do Canil da GCM, Projeto Guard, atividades de terapias naturais, sorteios e distribuição de brindes. Entrada franca. Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta. 9h às 17h.

 

30 e 31 / quarta e quinta

 

Feira de Troca livros

Biblioteca do CEU Ponte Alta

Oportunidade para reciclar sua leitura. Traga seu livro ou gibi e troque por outro que você não tenha. São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis e quadrinhos. Não são aceitos livros técnicos ou didáticos. Mais informações pelo telefone 2443-2749. Entrada franca. R. Pernambuco, 836, Jd. Ponte Alta. 13h às 16h45.

 

31 / quinta

 

Intervalo Cultural – Beto Santos

Biblioteca Monteiro Lobato – Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves

Em comemoração ao Dia do Saci, uma apresentação essencialmente autoral de Beto Santos, tocando músicas que fizeram parte de sua história de 40 anos de festivais. Nesse show ele terá a companhia de Marcio Avellar, Wolf do Valle, Mauro Mesaque, Franklin Santos, Fábio Azeitona, Denise Milli, Dani Mercadante, e participação especial de Davi Assunção. Entrada franca. R. João Gonçalves, 439, Centro. 20h.

 

31 / quinta

 

Projeto Espaço & Arte apresenta: Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Guarulhos

Centro Municipal de Educação Adamastor – Teatro

Criada em 2008, em sua formação predominam instrumentos de sopro e percussão, com a participação de piano e contrabaixos. Atualmente é composta por 55 integrantes. Direção musical e regência: Prof. Marcelo Mendonça. Retirar ingressos meia hora antes do início do espetáculo. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. 20h.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: