Guarulhos 450 anos – Casa do Prefeito José Maurício em degradação

Abandonado Patrimônio tombado têm as paredes pichadas e as janelas tapadas com tijolos  

Construído em 1937, o prédio é propriedade particular da família do prefeito José Maurício de Oliveira Sobrinho (mandatos: de 1919 a 1930 e 1940 a 1945). Tombado pelo decreto n° 21143/2000, o patrimônio já serviu de residência, Fórum Municipal, Secretaria de Obras, Junta de Alistamento Municipal, e por fim, Museu Histórico. Atualmente, encontra-se sem utilidade.

Localizada na rua Sete de Setembro, n° 150, esquina com rua Felício Marcondes, no Centro de Guarulhos. A casa é um exemplo do descuido com os bens históricos da cidade. No começo de 2010, a prefeitura tinha anunciado que voltaria a alugar o imóvel, o local seria transformado em Centro de Incentivo à Leitura, mas até o momento nada foi feito.

Quando, ainda, a casa era alugada para servir de Museu Histórico. A família proprietária do prédio tentou vender para a prefeitura, mas, a venda não foi concretizada. Segundo as autoridades, o valor oferecido era muito alto.

Segundo cálculos para cobrança de IPTU, o metro quadrado na região central é de 2.766,91, por isso a Casa do Prefeito José Maurício é alvo de especulação imobiliária.

Conforme a lei de tombamento, um imóvel pode ser demolido se houver risco de desabamento, talvez isso seja interessante para os proprietários. Pois, quem passa pelo Centro de Guarulhos, se depara com o descaso. Paredes pichadas, algumas janelas foram tapadas com tijolos, vidros quebrados, tijolos expostos e vegetação invadindo as dependências da construção. Em questão de pouco tempo, pode haver algum comprometimento na estrutura.

No livro “Guarulhos Tem História – Questões Sobre História Natural, Social e Cultural, o historiador Elmi Omar fala sobre a importância de se conhecer o passado. “O conhecimento histórico deve contribuir não para o ressentimento, mas para uma política social, educacional e cultural que recompense os resultados desastrosos dos erros cometidos no passado e permita realmente dizer que somos todos iguais.”, conclui.

Publicado por Bruno Carvalho

Bruno Carvalho, 34 anos, jornalista. Natural de Guarulhos-SP.

2 comentários em “Guarulhos 450 anos – Casa do Prefeito José Maurício em degradação

Deixe um comentário